Chocolate: Arte, Ciência e Paixão.

Chocolate: Arte, Ciência e Paixão.

O Chocolate já foi uma bebida dos Deuses, iguarias de reis e rainhas, regalo dos nobres até se transformar no “doce” mais popular do mundo. Mas afinal, o que é o Chocolate?

Parece uma pergunta fácil que qualquer um pode responder. A questão é que existem muitas facetas para entender do que estamos falando quando usamos a palavra chocolate. Legalmente a Anvisa exige que contenha no mínimo 25% de sólidos totais de cacau para ser chamado de chocolate. Antes de 2005, eram necessários no mínimo 32% e proibia qualquer adição de “gordura e óleos estranhos” ao chocolate. A liberação dessas gorduras e óleos estranhos geraram uma proliferação de gorduras nos produtos que fazem com que uma boa parte dos que legalmente são chamados de chocolate, estejam distantes de serem considerados “verdadeiros” por quem aprecia o chocolate. Fora as denúncias de que a falta de fiscalização permite que alguns fabricantes coloquem muito menos cacau, gorduras estranhas e continuam se intitulando chocolates!

Na saúde o Chocolate já foi vilão, herói, remédio, terapia, produto de beleza e até mesmo alívio para a TPM. Hoje ocupa um espaço consolidado no bem estar e saúde física e emocional. Portanto a pergunta – chocolate faz bem ou faz mal? – não pode ser respondida tão rapidamente. É preciso levar em conta todas as possibilidades disponíveis.

http://www.itu.com.br/bem-estar/noticia/chocolate-arte-ciencia-e-paixao-20170302

X